Maria Clara Fagundes » Arquivo » OAB: Por onde começar?

31 jan 2016
OAB: Por onde começar?

| post por:
| Maria Clara Fagundes
| 27/02/2014 às 18:22
| Arquivado em: Dicas, Direito |


Essa semana recebi no meu instagram (@diariooab) várias directs perguntando como eu estudei para a primeira fase, e o que indico pra começar os estudos. É normal se sentir perdido(a) no início.

Antes de responder preciso fazer duas perguntinhas:

  • 1. Você tem $$$ pra começar um cursinho preparatório?

O cursinho não é obrigatório nem tão necessário para a 1ª fase. A questão é: a primeira fase envolve muita matéria, muito assunto e muuuuuuuuita atualização. A OAB gosta de temas atuais! Então se, você já se formou a algum tempo, parou de estudar algumas matérias que você teve no início do curso e caem no exame, ou tem dificuldade em algumas delas: vá pro cursinho. Quais cursos eu indico? Para começar, o extensivo do Damásio e, próximo a prova, o UTI do CERS.

  • 2. Como você aprende mais?

Resolução de questões, esquemas, anotações, revisão… Você precisa identificar como você aprende melhor e se jogar nisso.

Por exemplo: eu fixo revisando e tenho memória fotográfica. Então fiz uma apostila que, até um mês antes da prova eram folhas soltas organizadas em uma pasta, com minhas anotações das aulas, materiais de apoio.. Além disso usei post-its coloridos pra complementar a matéria e chamar atenção pra coisas importantes.

Primeiro foco:

  • Lei seca!

Sim, para quem tem dificuldade com o texto da lei é necessário começar a se adaptar! Muitas questões substituem detalhes do que algum artigo/inciso/alínea fala para te confundir, o que torna a questão incorreta. Por isso a revisão lendo os próprios artigos é fundamental.

Meu foco foi esse: anotações + lei seca.

Segundo passo….

  • Organização!

Para isso usei o aplicativo UPAD e, dentro de um calendário, coloquei as matérias e as aulas que eu revisaria. Isso foi quando faltava apenas um mês para a prova.

Antes disso eu fiz um calendário com menos aulas por dia, utilizando os livros que mencionei neste post e complementando meu material de apoio (anotações).

(Se você der uma olhada no meu instagram verá mais detalhes em fotos sobre a minha rotina de estudo e métodos)

Terceiro passo…

  • Aperfeiçoe seu material de apoio, suas anotações..

Pois você a usará no futuro como revisão, e isso ajudará bastante. Se você também tem memória fotográfica use post-its coloridos. Se você não tiver ou não encontrar, veja esse post do meu instagram que dá uma dica de como montar um usando folhas coloridas (chamequinho).

 

++++++

  • Treino… Muito treino!

Não tenho foto porque já me livrei das provas passadas! Mas semanalmente (normalmente no domingo) eu pegava provas passadas e as resolvia da primeira a ultima questão, avaliando meu cansaço, o tempo em que eu concluia a prova, onde eu errava mais e, com o treino, eu melhorei meu desempenho. Antes eu só conseguia manter bem o foco com 1h e meia de prova. Quando fui fazer a prova já mantinha por mais de 3h. Meu crescimento foi visível.

No post que fiz sobre os livros que usei mostrei um de questões muito completo.

Como eu fazia: Resolvia a prova inteira e depois buscava as questões mais complicadas pra mim no livro… que traz uma explicação completa, bem como os artigos relacionados a questão.

 

Uma sugestão….

Mantenha seu canto de estudos limpo e agradável, isso faz toda a diferença, já que você passará muito tempo naquele local.

Esse apoio pra livros eu comprei no mercado livre. Existem outros lá e em outras lojas.. Me ajudou muito pois depois de um tempo eu estava começando a ter bastante dor tanto na lombar quanto no pescoço por ficar curvada muito tempo.

 

  • Para finalizar:

Assista as vídeo aulas disponibilizadas pelos cursinhos. Clique aqui para visitar o Eventials do Damásio. Lá tem muitas aulas boas, que você já pode assistir agora mesmo.

Qualquer dúvida deixe nos comentários!

Espero ter ajudado!

Bons estudos.




Posts Relacionados





Nenhum comentário em “OAB: Por onde começar?”


Comentar