Maria Clara Fagundes » Arquivo » Quais livros eu usei para a primeira fase da OAB?

18 set 2015
Quais livros eu usei para a primeira fase da OAB?

| post por:
| Maria Clara Fagundes
| 27/02/2014 às 18:22
| Arquivado em: Sem categoria |


Este é um dos temas que mais me perguntam! Criei, a um ano atrás, o instagram @diariooab, que hoje já conta com quase 3mil seguidores.

Como não estava com tempo pra tirar fotos mais elaboradas para atualizar o blog, não consegui me desapegar a fotografia, por isso criei esse outro instagram e fiz as fotos com o celular mesmo! Agora, que já passou a loucura da  fase, pelo menos por enquanto… Vim mostrar a vocês meus livros mais utilizados na primeira fase pois muitas pessoas me perguntam.

Posteriormente pretendo criar mais posts com dicas.

Vamos começar com os livros de doutrina “unificados” na ordem que os adquiri:

 

Esse foi o primeiro livro direcionado que tive contato. Comprei no ano passado, quando fui a um congresso, estava no 7º período mas ansiosa pra começar os estudos. Gostei muito desse livro por ser bem “cru” no sentido estético, veja só:

 

O único destaque que ele possui durante o texto é apenas o negrito. Assim, posso grifar as partes importantes, “esquematizando” o livro do meu jeito, com as cores que determino pra cada coisa.

A página dele é bem grossa e grande, portanto não há problema em utilizar marca-texto nele. A falha é que alguns assuntos não são abordados, mas os que estão presentes são bem explorados, não sendo um livro extremamente resumido. É bom pra quem não está fazendo cursinho e já quer ir se preparando. Foi bem útil pra mim.

Já o Reta Final da RT:

 

É um livro bem mais resumido. Específico realmente pra quem está nos últimos meses de preparação. Por últimos meses quero dizer, de 6 meses para a prova em diante.

 

Ele é BEM resumido, mas traz esquemas muito legais. Super colorido, possui tabelas maravilhosas! Como você pode ver abaixo:

A parte de ética é a mais legal. Dá pra estudar só por ele e dar uma lida rápida na lei, nessa matéria.

Nas outras matérias dá pra utilizar apenas ele + código, já que a FGV gosta de cobrar bastante letra de lei. É a principal dica. Muita lei seca, vídeo aula pra clarear mais as informações e nos manter atualizados e… uma última dica:

FAZER MUITAS QUESTÕES!

É certo que a segunda fase exige muito mais treinamento, mas na primeira isso também é essencial. Para isso utilizei o livro capa do post:

 

Honestamente, sou APAIXONADA por esse livro! Aprendi demais!, fora que ele possui muuuuitas questões de todos os exames, comentadas alternativa por alternativa, como você vê na próxima imagem.

 

O comentário é em cima de cada opção.. Muito útil. Quando tem artigos relacionados sempre vem citadando nos comentários.

 

Sempre preferi fazer a prova inteira, as 80 questões, contando o tempo e o meu rendimento. Melhorei consideravelmente, porque a partir da 4ª prova por aí eu já rendia mais que as 2 primeiras horas. Na minha primeira fase entreguei a prova com 4h e meia, um pouco cansada. Nas primeiras provas que fazia em casa depois de 2 horas não conseguia fazer mais nada, confundia na hora de responder.. Me embaralhava toda! Treino ajuda bastante. Usava o livro pra, posteriormente, buscar a questão que ficava com dúvida e ajudava muito.

Então é isso! Espero ter ajudado. Se alguém tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários que terei o maior prazer em ajudar!

Beijos! Bons estudos!




Posts Relacionados





4 Comentários em “Quais livros eu usei para a primeira fase da OAB?”


  • Sabrina disse:

    Maria Clara, eu estou no 4º período e você aconselha eu fazer resumos das matérias que estudo, da forma que você faz, digitado ?

    • Maria Clara Fagundes disse:

      Aconselho sim! Acho que fica tudo melhor e mais organizado! Porque caderno nós jogamos fora ou as vezes fica incompleto. Quando é digitado você sempre pode melhorar!

  • Juliana disse:

    Oie Maria…tenho uma dúvida, quais matérias você aacha que eu devo focar na prova da OAB… !?? Sei que o ideal e estudar tudo que for possível… estou querendo montar tipo uma estratégia entendi.

    • Maria Clara Fagundes disse:

      Olá!!! Foca nas matérias de maior peso. As principais são ética, trabalho e processo do trabalho.
      Faça provas e veja qual seu desempenho.
      A parte geral de penal é ideal também, porque cai demais… Mas vc tem q escolher , além dessas, aquelas que vc tem mais afinidade. Por exemplo, eu não sabia nada de tributário.. Então só estudava por resumos e fim, Pq não ia aprender grande coisa até a prova. Já penal eu estava errando todas as questões, mas penal é mais fácil de aprender, então investi meu tempo e todas as provas dali pra frente eu fechava penal.


  • Comentar