Maria Clara Fagundes » Arquivo » Resenha: O Projeto Rosie!

10 fev 2015
Resenha: O Projeto Rosie!

| post por:
| Maria Clara Fagundes
| 27/02/2014 às 18:22
| Arquivado em: Galera Record, Resenhas |


Este é, sem dúvidas, um dos meus livros preferidos <3
O Projeto Rosie foi uma compra às cegas muito bem feita. Vi a capa, ela me chamou atenção e ao mesmo tempo me deixou meio “hmmm, será?”.. É uma capa bonita mas tem uma pegada meio infantil ou feminina demais. Então procurei algumas resenhas e me surpreendi ao descobrir que era narrada por um homem. Por isso dizem pra não julgarmos um livro pela capa.

O livro não tem prefácio. Já começa no Capítulo 1 e tem um detalhe que gosto: os capítulos não têm título, então é sempre uma surpresa.

Tudo começa porque Don (39 anos), musculoso, bonito, professor de genética não tem uma esposa e busca uma solução para o que ele intitulou carinhosamente de “Problema Esposa”. O narrador é uma pessoa (às vezes irritantemente) organizada e calculista, é totalmente programado para garantir o menos desperdício de tempo. Mora sozinho e toda a sua comida semanal já é completamente balanceada e organizada com as porções exatas que ele vai precisar para preparar cada refeição. Ou seja, se ele recebe uma visita inesperada se irrita e bagunça tudo. Perde os “tantos” minutos separados para fazer a limpeza, depois o número de horas que precisa dormir.. E começa a se perder todo.

O livro é bastante divertido. Lembro de dar várias gargalhadas sozinha lendo ele..

Don nunca teve relacionamentos duradouros e ele mesmo reconhece suas peculiaridades, não conhece as “regras sociais” e termina ofendendo algumas pessoas, sem entender o porquê de sua sinceridade e objetividade de pensamento causam tanto estrago assim.

A história passa a ser um pouco “clichê” porque Don escreve um questionário de 16 páginas (frente e verso) que ele entrega para as mulheres que conhece, possuindo perguntas de alimentação, o quanto elas bebem até testes de QI e etc. Mas, obviamente, ele conhece alguém que quebra esses padrões e tira ele do ponto de conforto. A moça que dá título ao livro: Rosie. Confesso que me irritei um pouco com isso, porque as coisas iam acontecendo e eu esperando a tal Rosie aparecer. Este livro, no fim das contas, testifica o que sempre digo: sim! Os opostos se atraem e se equilibram.

– Quantas respostas – perguntou ele.
Duzentas e setenta e nove.
– Nenhuma foto? Vamos ver as fotos – disse Gene.
(…) Ele pareceu aprovar a mulher, mas, ao fazer uma checagem rápida das informações, percebi que a candidata era totalmente inadequada. Peguei o mouse da mão dele e a deletei. Gene protestou.
– Que… que… que…? O que você está fazendo?
– Ela acredita em astrologia e homeopatia. E calculou errado seu IMC.
– Que era…?
– Vinte e três vírgula cinco.
– E quantas são adequadas?
– Até agora, nenhuma. O questionário é um filtro excelente.

Eu ia colocar a sinopse. Mas já detalhei bastante na resenha. Acho que o excesso de detalhes estraga a surpresa gostosa do livro. Então: comprem e se apaixonem. É uma comédia romântica que quando você olhar já está no final do livro desesperado com o final! rs

– Don, posso lhe perguntar uma coisa?
– Uma pergunta.
– Você me acha atraente?
(…)
– Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.

 Editora: Record, 2013. Páginas: 316. Nota: 5/5

O livro possui 316 páginas mas é bem pequeno, como vocês podem ver. A indicação é para homens e mulheres.

Beijos!




Posts Relacionados





Nenhum comentário em “Resenha: O Projeto Rosie!”


Comentar