Maria Clara Fagundes » Arquivo » Dica: eReaders!

14 fev 2014
Dica: eReaders!

| post por:
| Maria Clara Fagundes
| 27/02/2014 às 18:22
| Arquivado em: Dicas, Direito |


Oi! Hoje estou aqui pra falar de algo que talvez vocês já tenham ouvido falar ou conheçam: eReaders!

Como gosto de fazer posts mais fotográficos, vou utilizar esse meio para demonstrar pra vocês algumas diferenças, pra isso trouxe 3 marcas diferentes que temos aqui em casa.

Primeiro, os eReaders têm uma semelhança muito grande com os, agora tão famosos, tablets. Mas a diferença crucial é: Eles, no geral, não possuem iluminação própria. Sua tela é como a folha de um livro.. Geralmente fosca, um pouco acinzentada e as letras têm um tom cinza quase preto. Ao pegar um eReader no escuro, ligado, algumas pessoas estranham: não dá pra enxergar sem iluminação! Pois é.. O que eu tenho comprei, acredito, a mais de dois anos e no início foi engraçado ver que não possuía luz.

Esses são, em sequencia, o: Kobo Aura HD e o Positivo.

O Kobo Aura HD (distribuído pela livraria cultura) é mais recente e tem uma qualidade superior ao Positivo (distribuído pela livraria saraiva). Ele também possui a tecnologia de iluminação LED que o Positivo não possui por ser mais antigo. O Kobo é totalmente touch enquanto o Positivo, apesar de também ser touch, traz, além disso, os botões, sendo uma outra opção além da tela sensível a toque.

Para mostrar a vocês melhor, trouxe algumas fotos que tirei do Kobo no escuro, com iluminação oscilando do mais claro ao menos claro. Ele fica com uma luz muito baixa, portanto se você precisar, em algum momento, ler num local muito escuro sem doer a vista ou chamar atenção: ele é perfeito! Nas fotos, lógico, não dá pra ver tão bem, mas aí vai:

1. meia iluminação 2. iluminação total 3. iluminação mínima e 4. iluminação máxima com luz de fundo.

O outro modelo que trouxe foi o Sony PRS 700. Não lembro quem veio primeiro: ele ou o positivo. Mas foi, se não o primeiro, um dos primeiros eReaders a vir com algum tipo de iluminação, por isso vocês podem ver que a iluminação dele não é na tela inteira. Com as luzes apagadas até que dá pra enxergar bem. Mas a tela dele infelizmente não é totalmente fosca, por isso a qualidade da leitura não fica tão boa à luz do dia.

Sony PRS 700

Ele é um pouco mais pesado e mais bonito também. O formato dele por inteiro tem um estilo de HD externo.

Ele acompanha também uma canetinha que esqueci de fotografar. Como não o utilizo muito não tirei muitas fotos com ele. Já existem eReaders da Sony muito melhores, vale a pena conferir.

Bem, então vamos falar do Kobo Aura HD:

Como vocês podem ver ele é um pouco mais grosso que os outros eReaders. O formato que ele traz atrás é confortável para segurá-lo e bonito. As outras cores também são muito lindas, vocês podem conferir mais nesse link da Livraria Cultura. Existem outras opções Kobo. Apesar do Aura HD ter uma qualidade superior a todos os outros eReaders do mercado (ao menos dos que eu conheço, superando até mesmo o famoso Kindle), ele tem um preço mais elevado, custando R$659 à vista.

Positivo Alfa

Trouxe o livro Crepúsculo como exemplo por tê-lo no Positivo e no Kobo. Esse eReader é bem antigo, mas ele é muito bom e é o meu queridinho. Ele também tem conexão wifi (depois posto uma foto dele em algum site). Ele toca músicas, tendo a opção de fone de ouvido.
O Positivo Alfa é distribuído no Brasil pela Saraiva. Apesar de, como já citei, não ser o melhor eReader do mercado não sinto vontade nenhuma de substituí-lo. Ele supre todas as minhas necessidades com muita qualidade.

Essa é uma foto dos dois eReaders “dormindo”/desligados. Ficam assim respectivamente o Kobo e o positivo. O Kobo fica com a capa do último livro que você estava lendo.

Bem, pra finalizar, o Kobo Aura HD traz muito mais detalhes com relação a leitura e organização do que o Positivo. Por exemplo: na tela de entrada (como você poderá ver abaixo) ele traz os vários livros que você esteve/está lendo com a percentagem do quanto você leu até agora. É uma função bem prática.

Conselho de vida: Eu prefiro utilizá-los sem capa, mas sempre tenha uma capa por proteção para poder carregá-lo aos lugares na bolsa/mochila sem muita preocupação.

O benefício de se ter um eReader é:

  1. valor dos eBooks geralmente são bem inferiores ao livro físico.
  2. Você encontra muitos eBooks gratuitos distribuídos por alguns sites, como é o exemplo do LeLivros.
  3. Praticidade em ter sempre milhares de livros a disposição sem a preocupação de levar muito peso ou amassar capa/folha.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado da dica!

Se você se interessar em comprar algum eReader certifique-se de fazer uma pesquisa mais aprofundada para não se arrepender depois da escolha!

Beijos!


Tags: , , , , , , , ,


Posts Relacionados





Nenhum comentário em “Dica: eReaders!”


Comentar