Maria Clara Fagundes » Arquivo » Falando sobre.. Direito! ♥

29 jan 2014
Falando sobre.. Direito! ♥

| post por:
| Maria Clara Fagundes
| 27/02/2014 às 18:22
| Arquivado em: Direito, Sem categoria |


Olá, pessoas!

Bem, hoje resolvi fazer um post voltado ao meu curso (direito). Muitas pessoas me perguntam o que eu penso, como me sinto a respeito do curso e etc. Prometi esse post para algumas pessoas (principalmente às que desejam cursá-lo).

Quando eu estava no segundo período um professor começou uma pressão psicológica nos alunos: “O curso de direito não é nada fácil, muitos já fizeram e não deram nada na vida. O curso só é válido para quem já tem costume de ler pelo menos um livro por dia.. É ler, ler e ler e, além disso, tem que ser louco por estudar.” “O.K.”, pensei: estou no curso errado e comecei instantaneamente a desanimar (mais ainda) com ele.

Bem, a realidade é que não dá pra ter muita noção do curso antes do 3º ou 4º período (varia de acordo com a matriz curricular de cada instituição de ensino). Quando cheguei no terceiro período e comecei a ter matérias como direito penal, civil e constitucional comecei a me encantar e desencanar:

1. Direito não é só “decoreba“, é aprender mas, principalmente, saber usar o seu conhecimento.

2. Se eu não era louca por estudar eu fiquei depois de me apaixonar pelo curso.

3. Nem todo mundo chega pronto no início do curso, existe uma preparação que só acontece durante.

E foi aí que muita coisa foi mudando, no meu coração e na minha mente. Eu fui aceitando o curso e me alinhando à ele. Dediquei tempo, vontade e cortei muita coisa que levava meus pensamentos a outras possibilidades: o meu curso se tornou minha única escolha e isso é excessivamente importante e indispensável.

Não, eu não tinha o hábito de ler, nem de estudar e o pior: eu não gostava do curso. Mas direito me conquistou, me mostrou as possibilidades e destruiu muitos preconceitos meus relacionados a ele, me fazendo encontrar arte e compaixão em um único curso. Ou melhor ainda: a verdadeira fonte de justiça que eu poderia ter em minhas mãos, que eu poderia conhecer e fazer prevalecer de alguma forma.

Então é isso: Quase tudo depende também da forma que você encara as coisas. Se você passar a faculdade inteira pensando nos outros cursos que você poderia estar fazendo ou nos pontos negativos que o seu tem nunca conseguirá se firmar em algo. Direito requer sim muitos esforços mas é absolutamente possível e é um processo lindoapaixonante.

Quem quiser me acompanhar o meu flickr, meu projeto 365 dayshttp://flickr.com/photos/mafag

Qualquer dúvida: estou disponível (:

PS: Ainda estou em busca de blogueiras que tenham interesse em fazer o projeto x on x! (:

PS2: já viu o post sobre Materiais Escolares? (:

beijos!


Tags: , , , , ,


Posts Relacionados





Nenhum comentário em “Falando sobre.. Direito! ♥”


Comentar